Alterações do Colesterol e Triglicerídeos

O que é

O colesterol é essencial para a formação das membranas de nossas células, síntese de hormônios (testosterona, estrogênio e cortisol), produção da bile e mielina e metabolismo de algumas vitaminas. Aproximadamente 70% do colesterol é produzido pelo nosso organismo e 30% é proveniente da dieta.

O colesterol não se dissolve no sangue, necessitando de transportadores (LDL e HDL). Quando os níveis de colesterol estão elevados, eles se tornam prejudiciais, acumulando-se nas paredes das artérias, formando placas, restringindo o fluxo sanguíneo, desencadeando infarto e disfunção erétil.

Entre as causas de excesso de colesterol, estão:

• Alimentos ricos em gorduras saturadas (banha de porco, óleo de coco, carnes gordurosas)

• Gordura hidrogenada (salgadinhos, batata frita, biscoitos e sorvetes)

• Excesso de açúcar

• Sedentarismo

• Obesidade

• Histórico familiar

O colesterol alto não apresenta sintomas e por isso é necessária a realização de exames laboratoriais.

Cerca de 67% das pessoas desconhecem seu nível de colesterol.

Sinais como dor no peito, palpitações e falta de ar podem estar associados a doenças provenientes do colesterol alto, como o infarto do miocárdio.

Tratamento

Quando o nível do colesterol está muito alto, somente alimentação saudável e atividade física não são suficientes para reduzi-lo, sendo necessário o uso de medicamentos como a estatina.

As estatinas são extremamente eficazes, seguras e muito bem toleradas para reduzir o colesterol e riscos cardiovasculares.

Não existem suplementos dietéticos capazes de reverter as doenças cardíacas e reduzir o colesterol.

Infelizmente, a mídia tem seduzido as pessoas com dietas e suplementações naturais sem qualquer base científica.

Está sendo difundida uma ideia de que devemos voltar a comer alimentos gordurosos como banha de porco e óleo de coco, o que está aumentando o risco de mortalidade.

Para melhor esclarecimento, converse com seu endocrinologista.

Fonte: Texto na íntegra da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia