Menopausa

melting popsicle

Menopausa é a cessação permanente da menstruação.

Decorrente da falência da produção dos hormônios estrógenos e da atividade reprodutiva pelos ovários, geralmente a menopausa natural ocorre entre 45 e 55 anos. Quando ocorre antes dos 40 anos, é denominada menopausa precoce, o que pode aumentar o risco de doenças como osteoporose e as cardiovasculares (infarto e derrame).

A diminuição da produção dos estrógenos pelos ovários pode causar sintomas que diminuem de forma relevante a qualidade de vida da mulher, como ondas de calor (flushing), suores noturnos, secura vaginal, disfunção sexual, alterações de humor como depressão e ansiedade, insônia, diminuição da massa óssea, ganho de peso e alterações do metabolismo.

Tratamento

Os sintomas de menopausa têm tratamento e devem ser tratados adequadamente. O tratamento da menopausa se baseia inicialmente em orientações de mudanças de estilo de vida com dieta saudável, atividade física regular, manutenção do peso adequado e cessação de tabagismo.

A terapia hormonal com estrógenos representa a forma mais efetiva de tratar os sintomas da menopausa. Os progestógenos precisam ser associados quando a paciente tem útero. A dose da terapia hormonal e forma de administração (comprimidos, gel, adesivos, creme vaginal), assim como os riscos e benefícios do tratamento, devem ser avaliados de forma criteriosa pelo médico que vai acompanhar a paciente. Para as mulheres com contraindicação para terapia hormonal, existem opções não hormonais para tratamento dos sintomas de ondas de calor e secura vaginal.

Fonte: Texto na íntegra da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia