white and blue click pen beside teal tablet computer

Doença heterogênea que se apresenta com hiperglicemia (aumento da glicose ou açúcar no sangue), o diabetes atinge mais de 10% da população mundial, em torno de 14,3 milhões de pessoas no Brasil. Cinquenta por cento não sabem que podem ter diabetes, enquanto a maioria que sabe está mal controlada e correndo risco de complicações gravíssimas, como infarto, derrame, cegueira, amputações, perda da função dos rins e até mesmo morte prematura.

As causas do diabetes ainda não são completamente conhecidas, e dependem do tipo. O diabetes tipo 1 é uma doença autoimune em que anticorpos “atacam” o pâncreas, fazendo-o parar de produzir insulina. Já o tipo 2 é causado por um componente genético hereditário associado ao ganho de peso principalmente abdominal (ou visceral).  Há outros tipos como diabetes gestacional, autoimune latente do adulto (lada), pancreático, monogenético etc.

Um dos grandes problemas do diabetes é que só aparecem sintomas em fases muito avançadas da doença. Apenas quando a glicemia está acima de 180 mg/dl constantemente é que as pessoas podem apresentar sede e fome excessivas, perda de peso, visão turva, infecções genitais mais frequentes e algumas vezes dores ou cansaço e fraqueza. O mais importante é alertar que os indivíduos de alto risco para desenvolver o diabetes façam testes de glicemia capilar uma vez ao ano para detectar precocemente ou até mesmo evitar o diabetes, algo possível em até 60% das vezes.

Fatores de risco para diabetes

História familiar de diabetes, pré-diabetes, excesso de gordura abdominal (aumento do tamanho da cintura), inatividade física, hipertensão arterial, obesidade, mulheres que tiveram diabetes em sua gestação ou filhos com mais de 4 kg, uso de corticoides, síndrome do ovário policístico.

O tratamento é feito por uma base em que todos os componentes têm a mesma importância: 1. alimentação saudável; 2. atividades físicas moderadas e frequentes; 3. medicamentos (orais ou injetáveis); 4. educação/aprendizado.

Fonte: Texto na íntegra da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia